segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A ironia

Passei semana passada pela minha última prova da faculdade. Finalmente me livrei desse lugar que só me trouxe dor de cabeça, aborrecimento, tristeza, que me fez conhecer gente cruel, ruim e desinteressante. Mas aos poucos todas as maldades vão perdendo o sentido, é natural ao ser humano ir se esquecendo de suas dores e seguir vivendo, procurando algum sentido para prosseguir. E comigo isso também acontece, mas eu não tenho como esquecer toda a infelicidade por que passei na fábrica acadêmica, e não posso pensar em tratar os negros anos em que lá estive como probleminhas bobos que não importam muito e provavelmente dos quais exagero as dimensões. Não. Eu sei que eu fui muito maltratado lá, e que não guardarei nenhuma recordação boa em meio a tanta opressão. Não tenho uma boa memória, mas basta eu reler alguns posts antigos aqui neste blogue para entender como me preocupava e sofria, como o que eles faziam era errado e como nunca mais recuperarei o que de bom havia em mim antes de eles destruírem tudo com seus métodos tirânicos e seu sistema negligente.

Por outro lado, esse aparente esgotamento do terror não me trouxe alívio. Sinto agora como se os cinco anos que desperdicei lá realmente fossem um nada, uma energia absurda que despendi sem obter com isso qualquer resultado, uma perda colossal de tempo. Cinco anos inúteis, nos quais nada aprendi ou apreendi e ainda me feriram com uma arma eterna, de deixar cicatrizes indeléveis. E percebi que agora, depois de tudo acabado, não posso olhar para trás e dizer que valeu a pena; só posso dizer que não sei mais o que fazer e que pelo menos uma fonte de angústia secou. Mas a incerteza reina mais forte que nunca, e me vejo como alguém que teve suas forças plenamente sugadas e depois foi atirado na arena de um adversário terrível, a fuga é impossível mas já não há como lutar.

Faculdade: os melhores anos da vida. Agora entendo. Só agora.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jabutigrama

Se tem uma coisa que não suporto é gente que se acha reformadora das coisas erradas do mundo. Justiceiros de final de semana, quem pensa que pode mudar algo porque no íntimo acredita que a maneira certa é só a sua.

O último exemplo desse tipo de comportamento está aqui. Para mim, tem TANTA coisa errada aí que eu vou comentar por itens:

1) Como assim, "devolva o Jabuti"? Se alegam que o prêmio é idiota, por que se importar com sua destinação?

2) Algum signatário da petição leu os livros do Chico, do Edney Silvestre E do José Rezende Jr.? Como querer discutir algo sem saber do que se trata? Como afirmar qual o "melhor" dos livros (como se isso já não fosse estapafúrdio o suficiente) sem ler todos os três em questão? E por que resumir o debate a essas três obras? Reclamam do reducionismo em sempre premiar Chico Buarque mas nem ao menos os leitores se dignam a conhecer e comentar outros trabalhos envolvidos no prêmio?

3) Que diabos de argumento é "Como pode o segundo lugar da subcategoria se transformar, depois, no primeiro lugar da categoria geral?"? É premiação automática? Categorias diferentes, vencedores diferentes, ora pombas. Não existe categoria "melhor romance e/ou livro de ficção do ano" ou "melhor livro de contos e/ou livro de ficção do ano", ou sei lá que outra bizarrice que os organizadores dessa ridícula petição imaginam. Engraçado que o pessoal lambe-botas do Oscar, esse prêmio tão cretino que é tido como o máximo da honraria de cinema por 90% das pessoas que o citam (e possivelmente 90% dos signatários dessa lista), não percebe que ocorre a mesmíssima coisa nessa e em dezenas de outras premiações? Ou então como eles explicam O pianista ter ganho os troféus de melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro e ter perdido a estatueta de melhor filme para Chicago? Dois pesos, duas medidas? Onde está a petição "Martin Richards, devolva o Oscar"?

4) O que Chico Buarque tem a ver com os critérios, duvidosos ou não, de quem o premiou? "Chico, devolva o Jabuti"? Não deveria ser "Jabuti, faça premiações coerentes"? O que afinal querem, seriedade ou holofotes?

5) "Fez-se uma premiação política — e não literária." ? Literatura é nos livros, nas linhas, nas páginas que todos deveriam ler e analisar, e não em cerimônias solenes, entregas de prêmios e troféus. E por que a revolta só agora, centenas de anos desde que esse sistema é praticado?

6) Premiar Chico Buarque sempre que ele lança um livro pode não ser justo, mas não desrespeita QUALQUER regra do Jabuti. É o mesmo que indicar Meryl Streep ao Oscar (ele de novo!) todo ano, é uma questão de preferência dos realizadores do evento e só comprova a inutilidade do evento no mérito da análise da obra e da arte em si.

7) Uma petição mal escrita como essa não poderia nunca ser associada a um alegado desejo de fazer valer "justiça literária".

8) Por que a Record, com base em um episódio mal explicado apenas, retirou suas futuras candidaturas — impedindo autores estreantes e outros necessitados de se valerem do prêmio para conseguir um lugarzinho ao sol no desgastante mercado editorial brasileiro —? Espero francamente que reconsiderem essa decisão, que deixa a impressão terrível de que eles são apenas, em suma, maus perdedores.

Mas é claro que seria virtualmente impossível alguma coisa em que Reinaldo Azevedo se envolveu ter um mínimo de decência.

P.S.: Após meses de hiato, saiu a nova edição da Zingu!. Há alguns textos inéditos meus e alguns republicados, mas os reli agora há pouco e fiquei envergonhado. Acho que devo mesmo parar de escrever sobre cinema.