quinta-feira, 25 de março de 2010

Creta

Hoje fui fazer as tais audiências de que falei ontem, e um dos lugares em que eu tinha de ir é um fórum próximo à Praça da Sé. Lá os elevadores são temperamentais e só vão para os andares que querem: tem elevador que só vai em andares pares, elevadores que começam a partir do 13º piso, elevador que só passa por andares designados por números primos, coisas mais ou menos assim. E aí quando você toma os elevadores vai parar nos lugares mais inóspitos: salas amplas onde todos os elevadores são iguais e você não pode saber de onde veio e para onde deve ir; pátios sem outras vias de acesso nos quais você deve se deslocar pelas escadarias, pois o elevador esquece de parar lá; andares em que há portas falsas, entradas que inexistem, elevadores desligados, placas errôneas, números trocados, painéis mentirosos.

Queria ver Teseu ali sem o novelo de Ariadne.

4 comentários:

  1. Com certeza algum elevador para no andar sete e meio.

    ResponderExcluir
  2. Pode apostar. E é nesse andar que mora o Minotauro...

    ResponderExcluir
  3. Vai ver é uma instalação pós-moderna pra te fazer experimentar fisicamente a burocracia - a arte de transformar o possível em impossível.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, é mais ou menos como aquela pintura que os professores de colégio adoram trazer para falar: "o erro desta imagem, amiguinhos, é que a água, uma vez que desce, não poderia subir por impulso próprio".

    E devemos considerar também que burocratas (e advogados e latinistas e engravatados em geral) não moram em Creta mas no fundo são todos grandes cretinos.

    ResponderExcluir