quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Labuta

O trabalho enobrece o homem?

Séculos atrás o trabalho era visto como uma atividade subumana, ofício de escravos. Perceberam depois de um tempo que escravo também era gente, e aí todo mundo começou a trabalhar. Hoje quem NÃO trabalha é considerando vagabundo e indigno.

Mas é o trabalho bom?

A meu ver, o trabalho é algo que vem distanciando o homem do que é realmente importante na vida. Não que garantir seu sustento seja irrelevante, mas não conheço muita gente que consiga efetivamente se desligar do trabalho fora do horário de serviço, ou que tenha muitas oportunidades de realização fora dele. O trabalho que era de escravo agora escraviza todos nós. Como isso? O que acontece é que queremos viajar, conhecer pessoas, comprar produtos e juntar um dinheiro para os anos da velhice, mas na verdade tudo que amealhamos não conseguimos realmente utilizar. Qual o sentido da vida se você fica trancado numa sala oito horas por dia e olha pela janela o dia escurecer sem que você tenha aproveitado? Aí quando você pensa: "é pra isso que serve a noite", qual! Além de ser por si só desmotivador ver que toda a luz do dia já se foi e que seu dia resume-se àquele resto escuro das horas finais do dia, bem, quem trabalha sabe: no final do dia dê-se por satisfeito se conseguir abrir os olhos. É o cansaço, o desânimo (porque amanhã é um outro dia), a falta de energia, e, quando você vê, você é um pai que não viu esposa e filhos, você é um leitor que desaba no segundo parágrafo do livro eternamente marcado naquela página, você é um amigo que só sai à noite e só com álcool e outros artifícios consegue fingir-se entretido nos momentos boêmios da alta noite e madrugada. Você não é nada, você já está morto, você trabalha para conseguir o que pensa que quer mas na verdade você nunca usará nenhuma dessas coisas, porque vai continuar trabalhando cada vez mais, e cada vez se cansará mais, e cada vez terá menos tempo para o que realmente te dá prazer, e cada vez menos condições de usar bem esse já exíguo tempo.

Eu quero voltar aos tempos em que o trabalho era só um meio. Porque o fim do trabalho é o próprio trabalho.

6 comentários:

  1. O problema é que a tecnologia nos permitiu produzir um volume muito maior de trabelho em menos tempo para na teoria aproveitar mais o ócio. Mas o que aconteceu? Justamente o contrário!

    Mas não tem jeito, a gente tem que ralar, engolir sapo e se fuder mesmo. Ficar sem dinheiro é f-o-d-a!

    Se você faz o que não gosta geralmemnte ganha mais mas tem uma merda de vida, se faz o que gosta ganha pouco e também tem uma merda de vida.

    Resumindo, estamos fudidos de uma forma ou de outra! hahahaha

    Enquanto isso a gente vai se divertindo como pode, dando risadas e tocando o foda-se de vez em quando pra extravasar.

    O que faz isso tudo se tornar suportável são os pequenos prazeres e hobbies. Dedique-se a eles tanto quanto ao trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente o que faço! Caso contrário, loucura tentar viver.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho enobrece o homem? Foi pelo trabalho que somos o que somos? Sempre me pego pensando nisso. Concordo com tudo do texto. É um sugador de forças. Mesmo quem trabalha com o que gosta acaba perdendo pra rotina, p/ as burocracias diárias.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente concordo em algo contigo, Filipe.

    ResponderExcluir
  5. Belo post cara.Não por ter dito algo original,mas por ter capturado uma essência,uma inclusive que eu tenho me perguntado cada vez mais em que me aproximo do inevitável mundo dos negócios.
    Claro que é justamente por isso que as pessoas insistem tanto em dizer"você tem que trabalhar no que gosta,não no que dá mais dinheiro"
    O problema é que além de ser dificil pra algumas pessoas conseguirem achar exatamente o que gostam(ou entrar no ramo de que te conforta),gostar de algo pode muito bem ser momentâneo,se tornando chato quando misturado ao trabalho.
    Por isso eu digo pro meu irmão,com convicção,de que eu vou tentar ao máximo trabalhar o menos possível.Isso,não quero ganhar muita grana às custas de trabalhar de segunda a sábado como professores que tenho
    .Ele garante que a ganância me sucumbirá.Pretendo ser resistente...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, unanimidade o post? Achei que só eu pensava assim. O que significa que meus colegas de direito são ainda mais hipócritas do que eu imaginava, rs.

    É bem isso, Daniell. Sabe, imagine estudar e trabalhar em cima de algo que você adora é questão complicada — que efeito teria um esforço desgastante e não recompensado, um chefe ignorante e opressor, um trauma qualquer que maculasse sua idéia de prazer com aquilo? Talvez por esse lado seja bom trabalhar com o que não gosta (o que é o meu caso), até porque deve ser cruel fazer da alegria uma obrigação, como bem disse a Carime.

    Eu também não quero trabalhar muito. Na verdade, queria ganhar muito dinheiro logo de início e tentar ir me virando, aplicando, investindo esse dinheiro. Se eu ganhasse um milhão, garanto que não iria pagar prostituta de luxo ou comprar carrão. Eu iria viver bem, o que significa fazer o que gosto sem me preocupar com o dinheiro (que é o pior mal do mundo).

    Claro que se eu falo isso para alguém do meu convívio cotidiano, serei taxado de vagabundo, filhinho de papai. Porque essas pessoas, quando não estão trabalhando, dormem, babam, se refestelam no ócio. Eu não me vejo assim. Eu leria, escreveria, filmaria, viajaria, uma centenas de coisas que as obrigações do trabalho e do dinheiro não me permitem.

    ResponderExcluir