sexta-feira, 25 de junho de 2010

ABC

Uma colega me disse que me disse que meu nome saiu errado, grafado com "e" (Felipe), no convite de luxo da formatura. Não liguei muito, até porque não participo de formatura nenhuma e muito provavelmente não poderei nem sequer colar grau, graças à nefasta criatura mencionada dois posts atrás neste blogue.

Mas o caso de errar meu nome é antigo e já me despertou emoções as mais diversas possíveis. Quando mais novo, costumava ficar irritado, às vezes nem atendia se me chamavam de Felipe. Grifava o "i" no meu prenome, explicava que a origem de Filipe é uma junção das palavras gregas "philos" (amigo) e "hippos" (cavalo), que Felipe é uma forma espanholizada do nome original. Mas nada adiantava.

Parece que meu nome é tão complicado de entender quanto seria se eu me chamasse Huckleberry ou Belerofonte. E no entanto só tem seis singelas letras, duas até repetidas, uma consoante sempre seguida de uma vogal. Quer dizer, mais simples impossível. Mas mesmo assim teimam em errar.

Hoje não ligo muito. Se as pessoas não compreendem a diferença de pronúncia entre "i" e "e", bem, problema delas. Deve ser o mesmo pessoal que pronuncia "teoria" como "tioria", que é uma das coisas mais bizarras que já ouvi. De qualquer modo, já não me recuso a atender se escrevem ou falam errado meu nome. Mas ainda assim isso demonstra um pouco de descaso, parece que as pessoas não se dignam nem a se deter um segundo para ver como se escreve ou pronuncia o diabo do nome. O pior é quando lêem algum documento meu e ainda assim erram.

Por sinal, sempre fico com pé atrás quando é um médico ou algum profissional do tipo que escreve meu nome errado na ficha ou na receita. Penso: "não sabe nem escrever meu nome, vai saber me receitar algo que presta?". Mas hoje só corrijo mesmo em caso de necessidade comprovada, como num cadastro onde colocam meu e-mail — porque se mudarem a bendita vogal a mensagem nunca chegará até mim.

Aí que eu rio quando falam do valor da educação, sendo que não sabem nem escrever um nome tão simples e corriqueiro como o meu, nem com todo o estudo e prática do mundo. E nem quando eu soletro!

P.S.: Nem vou adentrar as ridículas variações que já ouvi/li de gente que não sabe MESMO que existe o meu nome. Basta falar que o favorito do pessoal é (quando digo que "é Filipe com i"): FELIPI.

15 comentários:

  1. Do que deduzimos que há gente até que grafa GESUS.

    ResponderExcluir
  2. CarineKarimeCarinaKarinesábado, junho 26, 2010 4:12:00 PM

    Quer trocar com "Carime" pra ver qual é pior? Soletrar é inútil, as pessoas simplesmente não ouvem. Se eu to DITANDO meu nome, PRESTA ATENÇÃO CACETE. Mas o mais revoltante, de fato, é errarem com um maldito documento na mão.
    É uma troca: ter um nome não tão comum implica em divisão silábica eterna. No meu caso eu acho que a troca é justa, já que adoro meu nome.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do meu nome também.

    Mas Carime pode ser exótico mas se você falar CA-RI-ME dá pra entender perfeitamente. O meu mesmo eu separando as sílabas e até as letras, pouca gente escreve certo.

    ResponderExcluir
  4. Cê - a - erre - i - eme - e. Com cê e eme de maracujá.sábado, junho 26, 2010 6:05:00 PM

    "Daria" pra entender perfeitamente. Mas como eu falei, quase ninguém entende, resolvem ignorar o que ouviram e falam/escrevem do jeito que querem. Mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  5. Bah, Karine, você reclama à toa. Queria ver se seu nome fosse "Carime" ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  6. Ei,o Belchior fala tioria e não é um idiota.

    ResponderExcluir
  7. E as pessoas se superam. Meu nome, por exemplo, já foi grafado, enquanto eu observava, incrédulo: CERJO.

    ResponderExcluir
  8. Compreendo seu pasmo, como esqueceram o "i" de "Cerjio"? TISC, TISC.

    E o Belchior não fala "tioria", ele CANTA "tioria". That is allowed!

    ResponderExcluir
  9. Agora entendo porque você não tem amigos.
    Isso não é motivo para desacreditar nas pessoas.
    Sem maldade, mas você é um garoto bastante mimadinho. Ficar em casa no seu mundinho,achando tudo que os outros fazem ridículo, não torna ninguém interessante. Vai morrer sozinho desse jeito...

    ResponderExcluir
  10. É possível. Pode bem ser.

    Mas não acho que reconhecer imperfeições seja motivo para não se relacionar com as pessoas. Nesse sentido eu talvez seja menos mimadinho que você, caro anônimo, e não deixo de achar alguém interessante porque não pensa como eu.

    ResponderExcluir
  11. Normal, não adianta se revoltar. Comigo todo mundo escreve "Luís", se meu nome fosse assim tenho certeza que todos escreveriam "Luiz"...

    ResponderExcluir
  12. E ainda se você falar: "é com acento", escreverão fatalmente "Luíz".

    ResponderExcluir
  13. Bom, nunca entenderam nem escreveram meu nome de primeira. Nem de segunda.

    ResponderExcluir