quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Holograma

Acho engraçada a imagem que fazem da gente.

Nos comentários deste post um cidadão ficou bastante chateado por eu ter respondido ironicamente a uma provocação e aí rodou a baiana, rasgou o verbo e desceu a ripa.

Já disse várias vezes que não me interessa muito esse tipo de juízo que fazem de mim, tanto mais que eu não conheço o sujeito e não faço a mínima questão de sua aprovação. Mas é curioso como a gente talvez passe impressões tão distorcidas que elas acabam valendo mesmo como se fossem nossas reais características. É aquilo: tão torto, tão torto, tão torto que acaba ficando reto. E ficamos assim.

O troll me acusa de ser pseudo-intelectual e falso erudito, quando já escrevi inúmeras vezes sobre minha inadequação com a educação formal, institucionalizada, e minha grande dificuldade em acompanhar o passo da cultura, ler mais, ouvir outras coisas etc. Diz que eu não sou mais que um grão de areia sem individualidade, e é justamente o que constatei em tantas ocasiões, já falando aqui sobre a minha insatisfação com isso: não viajei, não conheço o mundo, meu universo é restritíssimo e de fato não tenho qualquer possibilidade de projetar idéias, mudar conceitos ou o que seja. Ele não me ofende negando aquilo que eu nunca disse ser.

A única coisa que ele disse de obviamente errado foi a questão da interpretação de texto: não que eu saiba interpretá-los à perfeição, talvez não o saiba mesmo; mas o que ele escreveu realmente não é passível de ser analisado com lógica, mesmo com a maior boa-vontade em responder educadamente a seus comentários ingenuamente iconoclastas — essa ira de quem diz que é contra o sistema porque achou bonito na apostila de História ser contra as convenções de sua época.

Mas claro que eu já me deparei com trolls e sei que para eles comentar suas ações é o momento de consagração. Alguém que já chega com a empáfia de dizer "vamos ver até onde eu consigo debater com você" logo após ter-se introduzido de supetão com "um punhado de perguntas sinceras" e antes de terminar o assunto com "leia de novo para ver se entende melhor" é alguém que de fato não merece mais muita atenção.

Porém voltemos ao ponto inicial das impressões: apesar de o texto dele alegar o contrário, seu súbito esbravejamento, motivado por minha contra-depreciação, demonstra que ele é tudo que condena: falastrão, falsamente profundo, dono de idéias tão pífias quanto seus argumentos, e, pior, dono de um baita senso de arrogância e megalomania.

A melhor resposta para ele é deixá-lo sem resposta. Parece que assim ele não terá como reclamar, a não ser que arranje um jeito de discordar dele mesmo — o que não parece tão impossível...

29 comentários:

  1. Bom, fique com a última palavra e com o apoio dos seus iguais, que lhe baterão nas costas e dirão: "mas que infeliz esse rapaz que lhe critica, hein?".

    De que adianta apontar todos os seus argumentos errados se você não os reconhece e ainda inverte tudo dizendo que eu sou contraditório e tals?
    Tenho uma lista das suas falácias, e queira você ou não você está errado. O argumento é o argumento e acabou, você não é uma pessoa racional que os aceite, não rege sua vida pela racionalidade. Fica difícil, então, dar crédito a qualquer coisa que você fale. Vomita opiniões e críticas, se leva a sério nelas e acha que têm alguma validade lógica.

    Ok, amigo, faça mais um diário virtual e tenha os seus cinco minutos de fama, enquanto eu fico "anônimo" na internet, sem usar dessas ferramentas edonistas ridículas que sempre explicitam pessoas como você (blog, twitter, facebook, orkut, fotolog e o caralh... a quatro).

    Mesmo com muito mais coisas pra dizer do que você, apenas tento achar pela internet e pela vida alguém de alto nível intelectual, que eleve o meu, me provoque, me corrija, me ensine. Prometo não mais descer os degraus até o seu andar de compreensão mundana para tentar debater.

    O "troll" anterior já disse tudo sobre você.
    Completo e repito, com outras palavras:

    Você é um pavão. Pena que quando abre o leque não tem beçeza pra mostrar...

    ResponderExcluir
  2. O fato do dono do blog ser falacioso não te torna menos imbecil, Euclides.

    E pra quem acha isso tudo uma ridícula ferramenta de hedonismo, você está se importando demais.

    ResponderExcluir
  3. E porra, ficar fazendo "listinha de falácias alheias", sair bradando aos ventos sua maravilhosa racionalidade... tem mais o que fazer não?

    ResponderExcluir
  4. Ah, e por último, tive uma epifania:
    Euclides e Jimmy são a mesma (e desocupada) pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Só uma coisinha que esqueci, "nada relevante", mas diz muito sobre pessoas como você, sobre a humanidade.

    É óbvio que você consegue separar a obra do autor, porque é o exato tipo de pessoa que prefere mil vezes a existência de uma sinfonia cheia de pompa do que a certeza de que nenhum sangue ou suor forçado, de que nenhum sofrimento alheio carregou através dos séculos o piano burguês que a compôs.

    Todo canalha justifica o chicote nas costas alheias apenas quando segura o chicote.

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  6. Que profundo, Euclides.
    A professora de redação deve te adorar.

    ResponderExcluir
  7. Boa, anônimo!

    Belos argumentos!
    Faz jus ao blog e ao dono.

    O que me importar demais tem a ver com serem ferramentas de hedonismo?
    Se me importo que as pessoas usem facas para matarem outras não posso usar o mesmo objeto para cortar um pão?

    "...sair bradando aos ventos sua maravilhosa racionalidade...?"
    Gostaria muito de saber o que você está fazendo comentando meus comentários...
    Suas críticas se baseiam em que? Irracionalidade?
    Hum, interessante...

    Ah, e por último, tive uma epifania:
    o anônimo é amigo do dono do blog! Ou o próprio!
    Sei lá eu!, pode ser só alguém completamente irracional que se identificou com o baixo nível dos argumentos e veio vomitar mais falácias aqui.

    Será que vocês são tão limitados que não percebem vossos despreparos? Vossas contradições?

    O cara vem aqui comentar o meu comentário NUM BLOG PERDIDO NUM MAR DE BLOGS, um espaço cujo o autor NECESSARIAMENTE dedicou um tempo em detrimento de "algo melhor para fazer", cujo o anônimo NECESSARIAMENTE fez o mesmo, e me solta uma coisa sem nexo dessas?

    Bom, a frase "tem mais o que fazer, não?" é o refúgio maior de quem não tem argumentos...

    Quer criticar, critique.
    Só não espere que apenas me chamar de imbecil ou dizer que não tenho o que fazer signifiquem algo além do que significa, dentre inúmeras opções:

    1 - o anônimo é uma pessoa muito bem humorada, que se diverte com tudo e está tirando um belo dum sarro - embora não menos errado nos argumentos, mas tornando-os mais compreensíveis;

    2 - vestiu a carapuça do que critiquei;

    3 - se acha mais inteligente do que eu, mas não demonstra explicitamente;

    e por aí vai...

    ResponderExcluir
  8. 1 - sim
    2 - não
    3 - sim


    Se você desmerece isso tudo como mera ferramenta de hedonismo e ao mesmo tempo se dá ao trabalho de rodar a baiana por cada coisa que escreve aqui, dando respostas inflamadas e quilométricas para tudo, isso me parece deveras contraditório.

    Eu posso vir parar num blog por um milhão de motivos diferentes, a identificação com o mesmo não necessariamente é um deles -- caso contrário, vc também estaria se identificando com o Filipe, o que não ocorre agora, muito pelo contrário, como vc já fez questão de frisar mil vezes, certo?

    O que eu quero dizer é: o fato de se dizer racional não significa que de fato você seja. Quando tiro sarro dessa auto-afirmação infantil (do tipo: eu esporro mais longe do que você) eu não estou falando nada a respeito de mim, apenas a respeito de você. Preciso desenhar ou tá difícil?

    ResponderExcluir
  9. No mais, escreva qualquer merda quilométrica aí ao seu gosto. Agora estou indo trabalhar, não sei se você já fez isso alguma vez na vida.

    ResponderExcluir
  10. E se me disserem que você é pedagogo, não duvidarei. Só isso explica tamanha imbecilidade. Agora fui mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Tá difícil, porque você não deu NENHUM argumento para demonstrar minha irracionalidade e contradição.

    Se te PARECE deveras contraditório gastar palavras com algo que considero irracional, é porque você ignora a sua própria existência (se não for o autor). Eu desisti de discutir com ELE, desisti de tentar mostrar para ELE, passo a passo, como estou fazendo com você, os erros nos argumentos. O que não impede uma discussão com OUTRA PESSOA, com um leitor racional e aberto, algo que você não vem demonstrando ser.

    Além do mais, mesmo que isso fosse uma discussão fechada, quem decide por quanto tempo mais vou tentar argumentar, gastar meu tempo, sou eu. Isso não torna em nada meu esforço contraditório, porque a refutação do argumento independe da sobrevida do autor.
    Mas se for pelo aspecto de perda de tempo em relação ao argumentador, tenho que concordar por empirismo. JAMAIS vi alguém aceitar bons argumentos, "dar o braço a torcer".

    Mesmo assim, não é porque o discurso religioso, por exemplo, é essencialmente irracional, que vou desistir de mostrar suas falhas argumentativas pra quem quer que seja. Serve até para eu perceber erros em mim mesmo, se não para outra coisa.

    Mas enfim, quer dizer que se alguém está errado você é a favor do deixar pra lá, invariavelmente?
    Ou está dizendo que eu disse isso em algum momento e estou me contradizendo?
    Porque no máximo eu tinha ficado decepcionado com o autor e desistido de argumentar. Isso até ele destilar seu veneno e me fazer
    "perder meu tempo" mais um pouquinho aqui.
    Confesso que aí sim por mera raiva e indignação, o que nada tem a ver com hedonismo. Tendo em vista que ele pode me censurar, apagar os posts, acabar com a discussão a hora que bem entender, não faz sentido alguém achar que estou usando isso aqui para mostrar o quanto eu sou bacana. Se assim fosse, criaria um blog só para comentar as irracionalidades de blogs de terceiros e não atacaria o autor com xingamentos, que nem de longe são um argumento para alguma coisa - apenas uma constatação factual. Isso só daria brecha para "não estar certo", se é que me entende.

    Enfim, seu segundo parágrafo é estranho, pq eu não disse que vc veio parar no blog por se identificar com ele, mas que PODERIA estar me atacando por se identificar com o POST.
    Não fez o menor sentido esse trecho...

    Não, não é eu me dizer racional que me torna racional. Nem você. São argumentos com validade universal e atemporal que demonstram isso.
    Algo que você tentou fazer sem sucesso após se dizer bem humorado e tirando sarro de tudo isso. Agora me custa acreditar.

    Principalmente depois de usar argumento do "indo trabalhar, não sei se você já fez isso alguma vez na vida" e me comparando a um pedagogo (hein???).

    Como se o fato de eu criticar alguém que CRITICA OS OUTROS E TEM, INEXORAVELMENTE, PARÂMETROS para poder fundamentar opiniões e argumentos, fosse imbecilidade porque EU TENHO PLENA CONSCIÊNCIA de onde vêm a minha percepção da realidade, ao contrário dos autores dessas inúmeras falácias que vejo por aqui.

    Vá lá produzir para o bom funcionamento do nosso harmonioso sistema, porque isso é um mérito por si só! O trabalho enobrece o homem!
    Linda frase para fazer um bando de gado carregar feno e se sentir honrado!

    Jesus...

    Invejo quem aperta o gatilho.
    O anônimo não gostaria de me fazer esse favor e me matar?

    ResponderExcluir
  12. Trabalho pra você é só carregar feno? Não consegue pensar em nada mais gratificante, por isso esse recalque todo? Enfim, eu particularmente gosto do que faço, e chegar agora ao serviço e dar de cara com isso foi no mínimo engraçado.

    Te matar? Não vale a pena. Mas se toda essa frustração desembocar em suicídio, a humanidade vai respirar aliviada.

    No mais, enfie no cu a tua "plena consciência" e tua "percepção da realidade".

    ResponderExcluir
  13. Ademais, esse papinho de "eu estou certo, você está errado" é contraproducente, e foi só o que você fez até agora. Então só me resta rir mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Vixi, esse anônimo é mais fraco que o autor do blog.

    E esse Euclides só se desgasta.

    Patéticos.

    ResponderExcluir
  15. Alguem topa um sexo virtual aí gente?

    ResponderExcluir
  16. Somos todos a mesma pessoa, se fazendo passar por várias.

    ResponderExcluir
  17. Para que argumentar, né? Bando de malucos...

    Mas fica a pergunta: se não é produtivo descutir quem está certo e quem está errado, como será que essa pessoa que fez essa afirmação se porta no mundo? Fico imaginando em que ela se baseia para criticar terceiros e achar que o que ela diz é válido.

    Faltou muito Aristóteles nas salas de aula do ensino fundamental. Daí vira casa da mãe Joana, um relativismo rídiculo e um mar de incoerências, contradições, absurdos lógicos.

    Ainda bem que a professora de redação sempre me adorou, porque desde cedo eu aprendi a reconhecer um argumento errado e mudá-lo. Faz parte do aprendizado isso. E para quem não teve Aristóteles, ao menos produzir um texto com coerência deve ter estado presente no currículo escolar das pessoas que tentam se expressar de forma tão pífia aqui.

    Pois é, sempre quem precisa não faz uso. Teve gente que preferiu não aproveitar as "chatas" aulas de redação só para se sentir o anti-establishment juvenil da vez, sem se dar conta de que para ser anti-qualquer-coisa é preciso saber o teor daquilo que criticamos.

    Boa sorte para todos nesse pandemonium de falácias.

    Eu, definitivamente, caio fora.

    ResponderExcluir
  18. Se você vê o mundo sempre em preto/branco, par/ímpar, certo/errado... bem, azar de quem convive com você.

    Quanto às suas aulas de redação... sem comentários. Puro humor involuntário.

    Faz bem em cair fora, seus chiliques estão cada vez mais patéticos.

    ResponderExcluir
  19. Relendo tudo, confesso-me arrependido. Sou muito pior do que todos que critico. Mea-culpa.

    Arriscarei um pedido, mas duvido muito que serei atendido. Afinal, se você dedicou um post inteiro para mim, exatamente como fez com o Jimmy... - e terminando-o com esse tipo de non-sense: "A melhor resposta para ele é deixá-lo sem resposta."

    Pois bem, cumpra esse non-sense ao menos, pelo bem da lógica, e apague todos os meu comentários e tudo o que foi dito aqui.
    Porque estou muito enojado comigo mesmo, mais uma vez. Argh! Que asco!

    Queria muito que a Aline fosse capaz de descartá-lo da existência dela da mesma forma que um botão descarta os comentários. Sei que para isso eu não preciso me esforçar, e nem tenho onipotência. Mas a mera convivência natural de vocês já será profícua em fazê-lo.

    Resta-me pedir o que, naturalmente, não acontecerá.

    Jogue essa conversa no lixo. É o lugar dela.

    ResponderExcluir
  20. Mentira, eu é que sou a Aline!

    ResponderExcluir
  21. que cara mais cartesiano esse euclides...

    ResponderExcluir
  22. O Euclides e o Jimmy não são a mesma pessoa. O Jimmy nunca escreveria Hedonismo sem o H.

    ResponderExcluir
  23. tem razão, o jimmy nunca escreveria algo que preste, basta ver seus poemas

    não esqueceu de "beçeza" e outros erros de digitação, não?

    passe melhor o seu corretor do word para mostrar o quanto esse euclides não sabe nada

    ResponderExcluir
  24. Se vocês começarem a falar mal dos meus poemas eu vou ficar triste. =\

    ResponderExcluir