segunda-feira, 9 de maio de 2011

Encantamento

Temos por "mágico" tudo aquilo que não tem explicação clara, científica ou racional. Mas eu acho que há magia em tudo, todos os dias, e não percebemos nem nos damos conta. Muitas vezes, saber a origem de determinado fato não basta para me fazer crer que aquilo seja vulgar.

Televisão, por exemplo. Todos os dias temos transmissões em tempo real, eventos mil e qualquer outro tipo de programação. Mas não é mágico capturar instantes das vidas das pessoas e eternizá-los? Não é mágico ligar um aparelho em sua casa e ver imagens de situações que estão ocorrendo naquele mesmo instante em um outro lugar do mundo? Não é mágico, enfim, transmitir imagens e sons e cores por todo o planeta? Sei que para tudo há explicações físicas, químicas, matemáticas, mas por que deixar de se admirar?

As coincidências também não deixam de ser apenas, bem, coincidências. Mas eu gosto de contar o que aconteceu quando fui comprar a edição em inglês de Fahrenheit 451 (que será uma de minhas próximas leituras): eu já tinha a tradução brasileira, mas queria ler no original, e, mesmo o livro de bolso sendo relativamente barato, fiquei hesitante um bom tempo, me sentindo culpado por jogar dinheiro fora, aqueles arrependimentos do consumo que nos fazem suar por agonias bobas relacionadas ao vil metal, espaço físico em casa e outras mundanidades. Então, após minutos de compro-não-compro, pego o livro, vou ao caixa, pago e vou embora nada satisfeito. Mas, ao sair da livraria para a rua, deparo-me com uma loja chamada... MONTAG! Que é justamente o nome do protagonista de Fahrenheit 451. Fiquei feliz com a aquisição.

Sei que é uma coincidência compreensível: a loja sempre esteve lá, aparentemente é uma marca famosa (eu não conhecia), e não foi um acontecimento extraordinário eu comprar um livro que deu origem a um filme de François Truffaut, pois não é de hoje que o admiro e busco suas fontes; também gosto de Bradbury, tendo me impressionado muito com seus quadrinhos de horror.

No entanto, não é impressionante quando todos os fatores se juntam para um determinado efeito de impacto? Quero dizer, não é incrível quando coincidências ocorrem? Então por que tirar seu mérito afirmando: "isso pode ser explicado"? Sim, claro que pode, Holmes já disse que "todos os problemas se tornam infantis depois de explicados". Mas haverá menos fascínio quando você conhece a causa do assombro?

6 comentários:

  1. é bem frustrante quando nós nos maravilhamos com alguma dessas 'magias' e 'coincidencias', e na hora de compartilha-las alguem tenta desmistificar ou reduzir o evento a banalidade. parece que tem gente que adora ser cinza.

    ResponderExcluir
  2. malditos ateus cientificistas. tudo seria mais fácil e mais bonito se voltassemos a acreditar em deuses, bruxas, magia e coisas sem explicação em geral.

    (nao tem relaçao com as coincidencias, só com a parte de gostar de coisas sem explicação. me deixa, tá)

    ResponderExcluir
  3. Passei por uma dessas situações mágicas ontem, lembrei do texto.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu?

    P.S.: Estou lendo Fahrenheit 451.

    ResponderExcluir
  5. Sincronicidade:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincronicidade

    =D

    ResponderExcluir