quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fato

Solidão é minha única companheira (anotem essa frase, se ela já não foi usada podem patenteá-la para o ramo da caminhonaria).

Eu sempre fui, a despeito de tudo, um sujeito esperançoso e otimista (apesar de todos sempre pensarem o contrário); mas acabei percebendo que certas coisas não mudam nunca, e minha solidão é uma delas. Eu me sinto muito sozinho, muito mesmo. Não tenho amigos, não tenho namorada, às vezes penso que ninguém mesmo se importa comigo (nem eu, às vezes). Apesar de eu ter criado uma certa "couraça" contra os efeitos desse mal, por já tê-lo junto a mim há tantos anos e já meio que tendo me acostumado, nunca se pode falar que dá para não ligar para a solidão. Quando a solidão se instala, é como se tudo que você planejou para zombar dela virasse pó e a sua vida de repente perdesse o segredo da dúvida e se afirmasse inquestionavelmente como uma grande idiotice, sem retorno.

Já cansei de ter esperança, sei que no final das contas um trilhão de fatores concorrem para sempre me deixar vagando por aí à procura de oportunidades que nunca ocorrerão.

15 comentários:

  1. Porra cara, sofro do mesmo mal.
    Penso em suicídio sempre, mas sou covarde demais pra isso. E sempre acho que as coisas vão melhorar...

    ResponderExcluir
  2. "No final tudo dá certo, se não deu é porque não chegou ao final ainda."

    Mas eu não sou candidato a suicida, não.

    ResponderExcluir
  3. Não considero solidão algo ruim, sério mesmo.
    Longe de querer parecer anti social ou auto-suficiente, mas certas atividades prefiro fazer sozinha, como cinema, caminhar, comprar algo.
    Não vejo solidão como problema, seria interessante se conseguíssemos perder esse pensamento de que temos que estar com 10 pessoas a nossa volta o tempo todo. E que se estamos num momento mais solitário estamos perdendo algo.

    E sobre pessimismo(a não ser que se trate de doença, como depressão), acho que é só tentar olhar a situação de um outro ângulo e levar a frase do Sabino como filosofia de vida!

    Tenho comigo uma frase que meu pai sempre fala:
    "Independente de um momento bom ou ruim, tudo vai passar. Então mantenha a esperança fixa na cabeça e os pés fixos no chão."

    E prometo nunca mais postar nada no estilo Augusto Cury, prometo!Hahaha!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas pode ser algo bom, Adriana. Eu gosto de ir ao cinema sozinho, por exemplo, e adoro sair só comigo e meus pensamentos, andar no meu ritmo, ir aonde quero; mas às vezes a gente precisa de companhia, afeto, algo assim. E nessa solidão que eu falei não se tem disso.

    Outra vantagem da solidão é o silêncio, eu ADORO silêncio, ficar quieto sem barulhos, intromissões, essas coisas.

    E eu não quero estar perto de muita gente o tempo todo, aliás, vivo falando que mais de dez pessoas juntas já é meio que uma coisa infernal.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ficar sozinho, pensando. É bom ficar sozinho.

    ResponderExcluir
  6. "Mas eu não sou candidato a suicida, não."

    Mais um post positivo assim e muitas pessoas serão.

    Brincadeira.

    Acho que quem diz (com a melhor das intenções) que a solidão é algo bom, não entende o tipo de solidão que o aflige.

    ResponderExcluir
  7. Sim, solidão é que nem colesterol, tem a boa e a ruim.

    ResponderExcluir
  8. Raramente vai acontecer algo no nada que acabe com a solidão de um solitário. Solitários tendem a ter rotinas, já que não precisam modificar seus hábitos em função de algúem. Agindo assim, nada mudam e a solidão permanece.
    Filipe, acho que você precisaria de um tratamento de choque para chacoalhar sua vida, combater sua timidez e colocá-lo em contato com pessoas que podem ter gostos semelhantes com os seus. Você pode até ficar enojado com o que vou escrever, mas acredito que você deveria se matricular urgentemente num curso de TEATRO!

    ResponderExcluir
  9. Mas por quê exatamente TEATRO? Eu não gosto muito dessa forma de arte.

    ResponderExcluir
  10. Porque o Teatro te ajudaria em vários aspectos, tais como expressão verbal e corporal, fazendo você aos poucos combater esse monstro corrosivo que existe em você chamado timidez. Conheceria gente interessante, poderia frequentar outros círculos, expandindo horizontes. Você se expressa muito bem com um teclado. Acredito que tenha potencial para fazer tudo isso ao vivo e passar a gostar mais de si mesmo. Pense a respeito.

    ResponderExcluir
  11. Provavelmente porque teatro reúne tudo isso que ele disse que precisa(contato com novas pessoas,combater a timidez e fazer algo completamente novo)
    É exatamente essa sensação que eu estou com relação a minha vida.Preciso quebrar urgentemente essa "rotina".Talvez te ajude também.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, eu gosto muito de mim, muito mesmo. O problema é que as outras pessoas não compartilham desse gosto!

    ResponderExcluir
  13. Mas teatro, não. Acho que deve haver outras formas de "me ajudar". Tem que haver.

    ResponderExcluir
  14. Francesinha Educada e Rebolantesábado, maio 15, 2010 11:49:00 PM

    Não se preocupe, mon amour.
    Um dia te encontrarei e juntos comeremos muito caviar.

    ResponderExcluir