sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dom

Sempre me fascinou a música e seus intérpretes; quando vou a concertos, dificilmente me concentro integralmente na peça, sempre fico observando as reações dos músicos, suas hesitações, seus medos, nervosismos, movimentos. Também o maestro, misterioso feiticeiro a mexer a batuta em gestos histriônicos que parecem fazer todo o sentido para a orquestra. A perfeição de se tocar e conhecer nota por nota uma composição musical, ler partituras como quem lê uma notícia de jornal, tudo isso me intriga e comove. Tempos atrás percebi que muitas vezes escrevi sobre isso em contos, subliminar e inconscientemente, descrevendo moças violinistas, regentes, músicos amadores e todo tipo de gente desse meio.

Música é uma das mais nobres expressões de uma alma, e uma das coisas que sei que nunca serei capaz de produzir ou entender de modo satisfatório. Eu tenho um violão extraordinário, mas minha capacidade morre nas primeiras notas, a despeito de eu ter tomado aulas por tempo considerável com um professor de bastante competência. É questão de dom. Você pode treinar, mas não desenvolver o surgimento de algo que não existe.

Hoje eu comprovei isso mais uma vez, ao passar bons momentos impressionado com certos vídeos descobertos por puro acaso no YouTube, estrelando uma jovem violonista, de nome Raíssa Amaral. Essa menina nem ao menos saiu da adolescência mas tem um talento tão impactante que creio que em breve os amantes do violão não esquecerão seu nome. Pelo que consegui apurar, são vídeos caseiros (até ouvimos cachorros e pássaros de trilha de fundo, às vezes!), a garota não vive de música e é geralmente orientada por um professor (certamente também entusiasmado com sua potencialidade). Ela toca de memória peças difíceis ou não, complexas ou simples, mas sempre com paixão a cada acorde, a cada dedilhado. No canal que ela criou no site para divulgar suas interpretações é possível conferir toda a extensão de alguém que tem o dom, esse tipo de coisa que eu falei que não se adquire, mas que quando se descobre é lindo de ver. Alguns exemplos, só para constar:







É incrível observar uma pessoa exercendo sua verdadeira vocação.

3 comentários:

  1. Que maneiro,vi que você tem ela no orkut.
    Aí me lembrei da história que tu me contou sobre isso hehehe

    ResponderExcluir
  2. vc tava era batendo uma pra ninfetinha
    isso sim rs

    ResponderExcluir
  3. O que eu falei, Daniell?

    Na verdade, eu fiz questão de parabenizá-la via scrap, aí ela achou por bem me adicionar, provavelmente para divulgar seu trabalho; ela não sabe que eu, AMANTE DAS ARTES E DO BOM GOSTO (rs), já o havia feito.

    ResponderExcluir