sábado, 3 de abril de 2010

Turbilhão

Oscar Wilde tem uma frase mais ou menos assim: "Deus me livre das dores físicas, que das morais me encarrego eu" (citada por Truffaut em sua adaptação de Jules e Jim). Essa frase é perfeita para ilustrar meu estado de ânimo hoje: após uma noite extremamente mal dormida, em que por causa do nariz entupido tive que respirar com a boca o tempo todo (algo que me faz sentir quase sufocamento, me sinto me afogando no ar), acordo com as duas narinas completamente obstruídas, sem poder respirar pelo nariz — geralmente esse entupimento, quando ocorre, atenua-se quando permaneço sentado ou em pé. Acordei cansadíssimo, olheiras, olhos inchados, o nariz imprestável como se para nada servisse, os lábios todos descascados pelo movimento de aspirar e expirar vento por horas, secos, nenhum "assoamento" ou remédio pra nariz adiantando, quando tento expelir o muco ou sei lá o quê que me tapa as passagens de ar minhas veias da cabeça quase fazem cicatrizes na minha pele da testa, sulcando-a com violência e cor vermelha. Depois me sinto fraco pelo esforço que fiz, o coração cansando, acho que devo ter sinusite, preciso ir ao médico.

A alegria de ficar doente num final de semana depois do feriado.

37 comentários:

  1. Eu sei exatamente o que é ficar assim. Tenho rinite e quando ataca à noite não respiro pelo nariz, tento respirar pela boca e assim tenho tosse!

    Mas Neosoro costuma resolver comigo (pelo menos não me deixa sofrer por outra noite como no ápice do ataque). E para a minha sorte, esses ataques são raros.

    ResponderExcluir
  2. É sinusite mesmo, fui ao médico. Eu havia tido uma "melhora", uma das narinas voltara à ativa; aí voltei para casa e comi um pedaço do almoço pouco antes de os transtornos voltarem — estou novamente sem conseguir respirar pelo nariz e fraco, cansado... Essa doença é terrível, não dá nem para eu colocar Rinossoro ou o que seja, as narinas estão completamente tapadas...

    ResponderExcluir
  3. Tenho sinusite, mas os sintomas são outros. Meu nariz não entope. Sinto dores nas maças do rosto, nos olhos e nas têmporas, o nariz como que escorre por dentro, o que causa enjôos e até dor de barriga às vezes! Mas o pior é a dor de cabeça e o estômago embrulhando. O que o médico te receitou?

    ResponderExcluir
  4. Dois remédios (não me pergunte o nome), um spray pra usar duas vezes por dia e um comprimido de oito em oito horas. Não senti nenhuma dor tirando o cansaço do esforço, o corpo mole por não me alimentar direito e a fadiga por ter dormido mal...

    ResponderExcluir
  5. Antibióticos... Se não tomar certinho, cumprir o prazo e o horário, a sinusite volta com força. Eu queria fazer algum tratamento que não fosse com eles.

    ResponderExcluir
  6. Tem algum tratamento que não faça com que a sinusite volte?

    Rinite não tem nenhuma espécie de cura. Dizem que fazendo uma tal operação ela desaparece por alguns anos, mas depois volta. Essas doenças com Ite não tem nada de "frescurite" como dizem :(

    ResponderExcluir
  7. Sim, Suelen, mas tenho que tomar só por 14 dias. Espero que essa desgraça passe.

    Puxa, achei que rinite era uma doença "ocasional", mas pelo visto quem pega não se livra! MALDIÇÃO

    ResponderExcluir
  8. É um inferno. Poeira, produtos de limpeza, tinta e perfume me causam alergia. E para a minha extrema felicidade, acho que estou com gastrITE também (receio que esta seja pior).

    ResponderExcluir
  9. Pois é, mas algumas coisas eu não deixarei de lado, mesmo com esse problema: meus livros empoeirados, gibis velhos, vinis...

    Puxa, boa sorte com sua gastrite. Você já teve confirmação?

    ResponderExcluir
  10. Mas e aí, está melhor?

    Olha, na verdade estou adianto essa visita ao médico porque terei que fazer endoscopia (medo). E tenho certeza que se não for gastrite, é algum outro problema parecido.

    E mesmo com rinite, não abro mão dos meus livros de sebo!

    ResponderExcluir
  11. Melhorei, sim. Fiquei bastante enfraquecido, mas agora estou convalescendo. O ruim é que peguei a doença justo na minha época de provas (ou talvez por causa disso), o que me deixou ainda mais abalado física e emocionalmente.

    E eu também não abro mão dos meus livros de sebo! Até porque eles são a maioria dos que tenho, e um dos grandes prazeres da vida ainda é estar numa tarde livre fuçando sebos ao acaso.

    ResponderExcluir
  12. Vou anotar na minha agenda "ficar longe da faculdade de Direito". Que horror, Filipe!

    Entre os que tenho eles não estão em maioria, não. Mas leio muitos livros da biblioteca do colégio, então as páginas amareladas e cheias de ácaros ficam comigo pra lá e pra cá.

    Aliás, por falar em sebo, você conhece algum grande e realmente bom? Conheço sebos pequenos e costumo fazer trocas, mas agora já não tenho muito o que querer deles... Bem, se conhecer algum e perto de uma estação do metrô, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  13. Uma das coisas que eu queria fazer era voltar à biblioteca da minha escola para ver meu nome nas fichas dos inúmeros livros que eu lia lá (Jules Verne, principalmente, dezenas!), mas sempre que vou lá em festas e eventos a biblioteca está fechada...

    Na Sé tem alguns bons sebos, como os do Messias, tudo perto do metrô; mas eu não recomendaria a uma mocinha de 16 anos ir lá desacompanhada — até porque a OAB e muitos fóruns ficam lá perto, e não se deve chegar perto desses locais gratuitamente.

    ResponderExcluir
  14. Tem aquele perto do metrô Paraíso. Mas não sei o que é um sebo 'grande' para vocês.

    ResponderExcluir
  15. O Praia dos Livros! É meio careiro, mas comprei muita coisa lá. E todos os gibis que leio eu uso de marcador o cartão desse sebo!

    ResponderExcluir
  16. Mesmo a biblioteca da minha escola sendo minúscula e com pouquíssimos livros, consegui (e ainda consigo) achar boas coisas. Eu passava todos intervalos dentro dela, com mais duas conhecidas (e assim acabando a lista de visitantes do lugar), "caçando" livros que poderiam me interessar. Agora eu já sei tudo o que tem, e já fiz até uma lista dos livros que pegarei emprestado para facilitar o trabalho.


    Minha mãe não me deixa ir para aquelas bandas sozinha mesmo, principalmente quando desço na República para ir ao Olido. Mas obrigada, eu vou atrás desses dois que vocês disseram.

    ResponderExcluir
  17. Vá com sua mãe! Eu costumava ir muito aos sebos com ela, que também sempre leu muito.

    ResponderExcluir
  18. Eu não costumo sair assim com ela... provavelmente vou chamar uma amiga (ela também faz isso quando precisa ir a um lugar suspeito) ou o meu irmão.

    ResponderExcluir
  19. Duas meninas de 16 anos andando sozinhas não é muito seguro ainda.

    ResponderExcluir
  20. Ora, quanta preocupação. Não iremos antes de escurecer, prometo.

    ResponderExcluir
  21. Cuidado também com a roupa que vestirem, se vocês forem atraentes (e também se não forem). :)

    ResponderExcluir
  22. Sempre sou discreta e não sou do tipo que chama atenção de homens nas ruas, mas não posso falar o mesmo da minha amiga.

    ResponderExcluir
  23. Bem, falar o nome da minha amiga não significa muita coisa. É Luciana. Por quê?

    ResponderExcluir
  24. Por nada. Você deveria dizer seu nome, ou pelo menos assinar com um pseudônimo, para eu não confundir os posts!

    ResponderExcluir
  25. Certo. Aproveitando que tenho uma conta e que mantenho um blog secreto com uma amiga, está aí :)

    ResponderExcluir
  26. Ué, se revelou? Fiquei surpreso agora. Não por você ser quem é, porque era precisamente um dos perfis de que eu desconfiava (posta na Sub/Super, morena clara, não fala a idade e nem a cidade mas aparenta uns 16 anos etc.), mas porque achei que estava mais do que decidida a ficar no anonimato! Bem... Prazer. :)

    Se você lê a Sub/Super com regularidade deve ter percebido que eu realmente sou um tremendo pseudo-tudo, xingo tudo e não tenho qualquer opinião relevante.

    ResponderExcluir
  27. Então já tinha me visto?

    Hahaha, claro que tem uma opinião relevante. Eu que vejo que não tenho nada para acrescentar, portanto posto pouco - e depois até me arrependo por vergonha.

    E prazer :)

    ResponderExcluir
  28. Sim, me lembro de você bastante ativa uns dias atrás naquele tópico sobre educação. Mas detesto professores e não me interessa discutir esse assunto com o Gustavo Rocha!

    ResponderExcluir
  29. Pois é, eu acabei desistindo de discutir. Também odeio professores, mas odeio também alunos; e sobre esse assunto eu sei bem, porque estudo em colégio público. Enfim, eu sinceramente não vou com a cara dele (e acaba sendo engraçado de tão bizarro).

    ResponderExcluir
  30. Discutir com ele só é legal se você não levar a sério!

    ResponderExcluir
  31. Você participa da comunidade há quanto tempo?

    ResponderExcluir