quinta-feira, 15 de abril de 2010

Um mundo ideal

Eu gosto muito de contos de fadas, de fábulas, de narrativas mitológicas, lendas etc. Nada mais natural então que me imaginar em várias dessas situações, até para escapar do sufocante cotidiano. Então apresentarei a seguir os meus três pedidos que formularia ao gênio da lâmpada maravilhosa; não quis dar uma de demagogo e pedir a paz no mundo, o gênio concederia três desejos PARA MIM, oras. São os meus três principais (de muitos) problemas, os que mais queria extirpar da minha vida, e claro que sempre penso na melhor maneira de produzir uma frase que não levasse a excessos do gênio e nem a abusos, enganos ou inconveniências de qualquer tipo. Sem ordem de preferência interna, eis o que eu pediria:

1. Só ter sono quando eu quisesse dormir
Meu sono indomável é um problema medonho que me entristece muitíssimo e me desanima enormemente. Não sei a causa dele, se o hipotireoidismo escangalha com ele, se são hormônios ou sei lá quê. Só sei que isso me atrapalha bastante, depois de uma certa hora eu pifo, e, não importa se durmo pouco ou muito, se acordo cedo ou tarde, sempre estarei com muito sono durante todo o dia, e às vezes não consigo me controlar e desabo no meio de uma aula, de um filme, fico sem ânimo, sem paciência, a produtividade cai, temo pelo meu futuro de velho (se, jovem, já tenho esse sono de idoso), as minhas pálpebras sempre estão inchadas e os olhos embaçados de sono... Essa frase dita ao gênio não permite equívocos; não pediria para não sentir mais sono, mas para só o ter quando eu de fato quisesse me repousar, o que seria muito cômodo e eficaz.

2. Deixar de ser tímido
Nessa o gênio poderia querer sacanear, mas eu não disse "quero ser malandrão" ou algo do tipo, e só que NÃO quero mais ser tímido. De quantas garotas deixei de me aproximar por essa razão, quantas outras me ignoraram por isso (acho que a soma não chega a uma, hein!), quantas vezes suei frio por ter de falar em público ou ao ser injustamente interpelado na frente de todos (como no lamentável acontecimento aqui ontem parcialmente relatado)? Não tenho timidez de pedir algum produto para uma moça que atenda numa loja, mas às vezes me acho quase patológico quando finjo não ver um ex-colega de escola com vergonha por ele talvez não me reconhecer, ou não puxo papo com aquela garota que me parece interessante apenas porque eu sei que ela encararia o nervosismo e a hesitação como fraquezas inadmissíveis e vergonhosas (já que as mulheres só gostam dos tímidos na ficção). Eu odeio ficar escondendo esse tipo de coisa, e ver as oportunidades todas irem ralo abaixo porque sou tímido (iniciativa feminina é lenda). O gênio teria que se compadecer.

3. Ter sucesso em qualquer carreira profissional que eu escolher
Sim, a gente sabe que no Brasil escrever/filmar/desenhar/pintar/traduzir/etc. não sustenta, mas fazer o quê quando essas coisas são as únicas que te dão prazer? Queria pelo menos ter a possibilidade de tentar algo, nem que outras profissões, mas que fazer quando você precisa se sustentar e percebe que não dá pra trabalhar com nada de que você gosta? A não ser que dê uma sorte incrível ou se contente com migalhas, a solução para esse grande problema contemporâneo é voltar aos tempos em que o trabalho é só um meio para conseguir fazer as coisas que você gosta e que te completam. Porque trabalhar com direito é desesperador, além de ser uma carreira tão injusta quanto a própria vida é o caminho mais insuportavelmente chato e maçante e desesperador que alguém pode trilhar. Não nasci rico e nem tenho qualquer talento que me dê dinheiro, então só me sobraria fazer esse apelo ao gênio.

18 comentários:

  1. 1) Sinto tudo isso que você relatou envolvendo o sono. Mas o pior mesmo é a dor de cabeça ou a dor nos olhos no auge do sono. Não tem isso não?

    2) Eu posso desmentir as duas afirmações, Filipe.
    A. Meu namorado é extremamente tímido e para mim essa é uma de suas qualidades;
    B. No fim, eu acabei tomando as iniciativas mais importantes.
    Mas o B. foi um caso isolado... homens sempre me assustaram de uma forma desesperadora (pavor a ser consultada por médicos!).

    3) Também não nasci rica e nem talentosa para fazer o que gostaria. A minha sorte é que ainda não comecei a faculdade...

    Post engraçado :)

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Yasmin, eu sou uma prova de que meninas tomam sim iniciativa.

    Bom, eu pediria ao gênio 1- que eu sentisse menos ciúme, 2- pernas mais grossas, 3- escolheria alguma língua para falar fluentemente.
    rs

    Aiai

    ResponderExcluir
  3. Vocês são exceções a regra.
    Mas também nem faz muito sentido as mulheres começarem a se lançar em direção aos homens,já tem tantos caras que vão nelas mesmo.
    As que preferem caras menos atirados(que são minoria)é que tentam alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. E não culpo mais tanto a timidez aos meus fracassos amorosos(já melhorei bastante nisso).
    O problema é que eu não sou exatamente um bom partido(nem tanto fisicamente,que me acho normal,mas como pessoa)

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você achou o post engraçado, Yasmin, eu sou que nem o Truffaut: quando penso em fazer algo leve e arejado a melancolia se instala e o resultado é sempre meio triste...

    E vocês são duas gotas de tinta no mar, não achem que suas ações de exceção (rs) mudam alguma coisa.

    Por sinal, as que preferem os caras menos atirados são tímidas também, então ficamos na mesma!

    E dor de cabeça tenho muito esporadicamente e por pouco tempo, desse mal não padeço, felizmente; dor nos olhos também não, mas minhas pálpebras sempre pesam muito...

    Legais seus pedidos, Suelen, mas são todos mais ou menos realizáveis de fato, não?

    ResponderExcluir
  6. Eu sou feio, chato e bobo, mas acho que há muitos candidatos piores conquistando o mulheril.

    ResponderExcluir
  7. Assim como as mais atiradas preferem os mais atirados...

    Entendo a Suelen, Filipe. Sei porque quando consigo engordar um quilo tenho a mesma satisfação de um gordo que emagreceu dez. Claro que também há a opção de fazer academia, mas... errr...

    Olha, sem querer começar a sessão de autoflagelação, ainda é inacreditável para mim perceber que alguém me quer. Então, rapazes, nada está perdido.

    ResponderExcluir
  8. E sempre haverá um chinelo velho para um pé cansado.

    Mas eu queria um chinelo novo!

    ResponderExcluir
  9. "...ainda é inacreditável para mim perceber que alguém me quer."

    Que bonitinho, hehe.

    Eu ganho peso sem dificuldades (isso depois dos 23 anos), só que não por igual. Por isso, na verdade, eu luto contra a balança. ¬¬

    As mais atiradas preferem os atirados mesmo! Ainda bem. '')

    ResponderExcluir
  10. Timidez é uma das piores coisas do mundo. Falar em público é uma Via-crúcis pra mim, não consigo responder a altura quando brigo com alguém (aí chego em casa e penso "Por que eu não disse isso! É, eu deveria ter falado aquilo")e isso gera outras infinidades de medos/problemas/angústias que deixam o lado "psicológico" e partem pro físico mesmo. Noites mal ou não dormidas, dores no estômago, tremedeira etc, etc, etc. É uma droga isso tudo.

    Se pudesse pedir algo pro gênio da lâmpada, certeza que ser mais "solta" estaria inclusa.

    Preciso pensar nas outras duas...

    ResponderExcluir
  11. Sim! É bem por aí. Quem acha que timidez é charmoso/engraçadinho/fofo com certeza não sabe o martírio que é ser tímido, e como tudo e todos destróiem os tímidos!

    ResponderExcluir
  12. Eu posso dormir uma hora ou 227 e mesmo assim meu grau de sono durante o dia vai ser o mesmo. Não entendo, não adianta dormir, meu sono não passa.
    E é pior ainda quando eu sou acordado (o que acontece todo dia, já que não acordo sozinho pra ir pra aula), quando meu sono é interrompido fode tudo.

    ResponderExcluir
  13. Ninguém está satisfeito, hehehe!

    Eu sofro pelo mal oposto! Meu sonho(!!!)era poder ter sono, dormir por 8 horas ininterruptas. Mas não adianta, sempre tive sono "picado", acordo diversas vezes durante a noite e já perdi as contas de quantas vezes emendei um dia no outro. E eu nem sou de trocar o dia pela noite (prefiro dia, inclusive).

    ResponderExcluir
  14. Eu sou tímida e passo por tudo isso que a Adriana disse, mas tenho praticamente medo de pessoas que não são. Assim prefiro mil e cem vezes mais pessoas como eu, pois é o único jeito para eu me sentir confortável.

    Dizem que esse sono toda passa com a adolescência... eu espero que seja verdade comigo :(

    ResponderExcluir
  15. Dia > noite.

    Isso de ter sono sempre ainda acaba com o coração, porque a gente começa a quase-dormir e quando já está quase-dormindo percebe lembrando num relance mágico que tem de acordar, e aí acorda com um susto daqueles, fazendo cara de bobo, meio enfraquecido etc.

    Meu sono piorou muito depois que deixei a adolescência... Antes eu nem tinha problemas, acho.

    ResponderExcluir
  16. que tosco

    [silver]mas me identifiquei com o topico 2.[/silver]

    ResponderExcluir