quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chove chuva

Eu adoro chuva. Adoro o frescor da água, o cheiro das coisas molhadas, o barulho da chuva na janela à noite. Mas a chuva causa tanta destruição que é quase uma obrigação cívica detestá-la.

Eu não. Continuarei gostando dela. Sei que pareço egoísta, porque moro em um bom lar, sem perigo de desabamento ou inundação. Mas eu não tenho culpa se a cidade está um caos, se o prefeito é um incompetente — além de falar igual ao Patolino —, se os barracos amontoados nos morros desabam ao menor espirro sobre eles.

Eu me compadeço dessas pessoas, mas não tenho culpa dos problemas de estruturação arquitetônica das áreas marginalizadas e mal urbanizadas da cidade. Eu respeito meus deveres como cidadão e levo uma vida tranqüila sem incomodar muita gente. Eu adoro SIM que desabe o mundo quando estou em casa, não sei se é um prazer inconseqüente de criança mimada mas é algo que me apaixona e agrada, com todo o respeito àqueles para quem a água só traz destruição e morte.

Não posso fingir não gostar de chuva porque ela causa prejuízo a tanta gente, ou então chegaremos ao ponto de dizer que não gostamos de beijos porque quem tem hanseníase não os sente, coitados.

A vida é muito curta para que vivamos as dores dos outros.

18 comentários:

  1. Eu amo chuva e quase tudo o que a precede: céu nublado, nuvens monstruosamente escuras... Digo quase tudo porque eu odeio o sol abrasador e o calor excessivo.

    Eu tomava muito banho de chuva quando era criança, era na rua, voltando da locadora, da padaria com o leite, etc. A não ser quando era chuva com relâmpagos, minha mãe não deixava.

    Quando eu ando de trem ou ônibus e vejo aquela mãe ou pai tomando o pacote de salgadinho vazio do filho e atirando sem culpa nenhuma pela janela eu penso logo na chuva e imagino cruelmente a casa do sujeito com água até o teto.

    ResponderExcluir
  2. "o barulho da chuva na janela à noite"

    Nossa, nessa última madrugada eu acordei com o barulho da chuva. E é uma das melhores sensações que se pode ter. Dá aquela tranquilidade infinita, até adormecer. Me parece que não consigo pensar em nada, mas apenas "sentir" (ou ouvir) essa calma.

    E fica perfeito, pois adoro acordar no meio da noite e saber que ainda tenho mais algumas horas de sono (e quando acordo cedo para ir ao colégio, acordo pontualmente uma hora antes do necessário. E é uma coisa que me deixa extremamente feliz).

    ResponderExcluir
  3. Mas chuva não tem nada a ver com calor, tem? Chove em dias frios e sem sol também. E eu sempre prefiro frio ao calor, que detesto.

    Disse tudo sobre o pessoal tacando lixo no chão. É muito ridículo ninguém imaginar o destino desses lixos. Só dá transtorno depois: metade incompetência dos órgãos públicos e metade negligência dos cidadãos irresponsáveis.

    ResponderExcluir
  4. Anônima, a última chuva forte aqui (faz dois dias, dia 20 de janeiro) tinha um barulho terrível e fascinante ao mesmo tempo. Era tão forte que até eu, que sempre adorei dormir com o barulho dela, fiquei com certo medo...

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, nada do que eu citei é regra pré-chuva.

    ResponderExcluir
  6. Com licença, mas este post foi estúpido em todos os sentidos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Um completo desconhecido chamar um post ao acaso de "estúpido" não está entre as coisas que me fazem perder o sono.

    Try again.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, lhe fazer perder o sono não está entre minhas prioridades. E quanto ao ser um completo desconhecido, bem vindo à internet. Eu serei o seu guia.


    E nada disso torna seu post menos estúpido. E eu tenho argumentos.

    ResponderExcluir
  9. Bom, já que você vai começar com as gags nerds mais batidas do planeta (sério? "Vergonha alheia" é tudo o que você pode fazer?), eu vou perder meu tempo explicando por que o seu post é "estúpido em todos os sentidos".

    Primeiro, dizer que detestar a chuva por causa da "destruição que ela causa" é quase uma obrigação cívica, por natureza, é uma constatação estúpida. Algo próximo de afirmar que gostar do sol é errado porque ele pode causar câncer de pele em pessoas albinas; ou mesmo não gostar do mar porque ele pode matar pessoas afogadas. Algo bem lúcido, no universo kafkiano.

    Segundo, você refuta essa sua constatação estúpida com outra ainda mais estúpida, e encerra o post com a ridícula conclusão de "a vida é muito curta para que vivamos as dores dos outros", que, aliás, parece ser tirada de algum biscoito da sorte barato; e que, escusado lembrar, é fruto de um pensamento imbecilóide e extremamente burguês. Parabéns, sr. "toda tragédia só me importa quando bate à minha porta" (sim, mastiguei a frase para você), pois vossa sagacidade acaba de sintetizar anos de idiossincrasias acumuladas numa só oração. Eu tiro meu chapéu.

    Em outras palavras, você conseguiu errar mesmo estando certo, o que provavelmente estabelece um novo recorde de quebra dos limites da semiótica.

    Aaaaaanyway, eu não tenho nada contra você. Sou apenas um cara entediado com um teclado em mãos. Até gostei do blog - o que não muda o fato deste post ser estúpido.

    ResponderExcluir
  10. Cara, achei que você ia perceber que eu não estava minimamente interessado em sua opinião. E continuo com vergonha alheia, sendo "gag nerd" ou não.

    ResponderExcluir
  11. Heh. Eu não dei uma opinião. Eu só me escondo atrás da "minha opinião" para xingar pessoas. Eu argumentei. Tem uma diferença aí. Como uma vez, em que eu xinguei um coleguinha de idiota assim: "Eu acho que você é idiota, mas isso é só a minha opinião". O que é diferente de: "Olha, você é idiota porque costuma ignorar os conceitos universais de lógica e bom senso".

    E ficou sem graça, você foi evasivo e saiu pela tangente. Mas é justo, visto que eu só estava aqui de troll, mesmo.

    Btw, seu post continua estúpido etc.

    Amplexos.

    ResponderExcluir
  12. Não é questão de ser evasivo, é que seus "argumentos" são tão ridículos que nem vale perder tempo. Você exemplifica de maneira tendenciosa apenas para comprovar que estava certo, como quem fala "mas claro que isso todos sabem" e assim retira do adversário a oportunidade de falar o contrário (pois aí estaria sendo um ignorante, já que todos sabem).

    Não sei quem te ensinou a argumentar, mas provavelmente foi a mesma pessoa que te ensinou a ser tão educado nas discussões. Você é tão polido quanto inteligente. Eu prefiro ser estúpido mesmo.

    O chato de escrever isso é que você vai responder. E eu sou idiota e vou replicar infinitamente suas provocações de ginásio.

    ResponderExcluir
  13. Ok, vou tentar não simplificar dessa vez, mas o que você escreveu agora simplesmente não faz sentido. Quer dizer que eu tiro a oportunidade do adversário falar o contrário porque se ele o fizer estará sendo um ignorante? Hm. Isso não é um argumento, Filipe. E tente trabalhar mais na coesão de suas mensagens, btw.

    Eu não fui mal educado, você que tem uma tendência a sentir dorzinha na bunda. Não lhe xinguei de nada, não falei mal da sua mãe, e não lhe chamei de estúpido. O que eu fiz foi dizer que o seu post era estúpido, e fui polido o suficiente para admitir que havia achado o seu blog legal, though.

    Isso é falta de educação? Hm. Não, não. Acho que não.

    E mais uma vez eu vou explicar: não lhe chamei de estúpido, chamei o seu post de estúpido. Mais claro que isso, só desenhando. No paint. Não é uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  14. É, super educado aparecer no blog dos outros falando que os posts são estúpidos.

    Mas sério agora: PARE de encher, caramba, campeão da chatice. Errei tudo, a coesão tá uma merda mesmo, não tem nem concatenação o texto. Se você quiser postar no blog não tem problema, mas ficar vendo errinhos bestas, inventar intenções e apontar imperfeições no texto ou nas minhas idéias e opiniões (!!!) eu não admito. Não gosto dessa postura, e também estou pouco me lixando pro que você pensa disso.

    ResponderExcluir
  15. Ok, agora você está sendo mimado, porra. Eu vim duma educação extremamente nerd onde discutir = viver. E eu vou continuar lendo seu blog (ou não), e vou continuar apontando seus erros (e não os errinhos bobos, mas os erros ideológicos), e eu vou continuar lhe ENCHENDO o saco, se você continuar escrevendo coisas ERRADAS. E quando você escrever coisas LEGAIS eu venho aqui e digo LEGAL, porque assim que funciona a internet (heh, acabei de guia mesmo): você não pode controlar quem lê seu blog (até pode, mas é meio pointless), e você tem que aprender a viver com isso.

    O que há de mal em dizer algo do tipo "Oi, você está errado e isso que disse é estúpido"? Não entendi. É a coisa mais saudável e natural, principalmente entre duas pessoas que zelam pelo progresso intelectual (próprio ou coletivo).

    ResponderExcluir
  16. Sua vez filipe.

    E até gosto mais do que vem antes da chuva (o céu nublado)do que propriamente dela. Às vezes.

    ResponderExcluir
  17. Céu nublado e dia cinza podem ser mesmo uma beleza.

    ResponderExcluir