sábado, 16 de janeiro de 2010

Infância

Hoje retornei ao Parque da Mônica, ao qual não ia há uns bons doze anos. É muito tempo. Eu precisava fazer essa viagem de volta ao meu passado, se não hoje ao menos em um outro dia próximo: o parque foi despejado e não mais permanecerá em seu clássico espaço no Shopping Eldorado.

Fui, não sei, duas ou três vezes quando pequeno. E eu adorava. Hoje não ligo mais muito pra Mônica — sempre bandeado para a Disney —, mas não havia como não resgatar as lembranças da infância, lembrar os lugares por onde passei, os pequenos detalhes que me emocionavam e que hoje ainda estão intocados: a Casa do Louco, por exemplo, continuo achando engraçadíssima, e a da Mônica, aborrecidíssima.

A surpresa foi que os brinquedos continuam rigorosamente os mesmos, as ambientações, espaços e até a aparelhagem permanecem como estavam em minha memória. O que não é necessariamente uma coisa positiva: os computadores com jogos para serem acionados ao toque dos dedos não funcionavam direito, de tão gastos e surrados, as cores invertidas na tela, vários monitores simplesmente quebrados.

Fiquei pouco menos de duas horas. Comi um pastel, vi o teatrinho dos personagens do velho Mauricio de Souza, vi a Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Anjinho, Franjinha, aquela japonesinha criada há poucos anos (vá se saber seu nome) e aquele menino que fica numa cadeira de rodas (também não sei como se chama), comprei quatro chaveiros de recordação, vou guardar essas coisas e mais a entrada e o saquinho de compra como recordações de um período da minha vida que nunca poderá ser igualado.

Lembro que quando era pivete voltava do Parque da Mônica e achava minha casa vazia, pouco atraente, sem emoção. Eu gostei de me sentir um pouco assim também hoje.

10 comentários:

  1. Qual o filme que estão passando no cinema 3D?

    ResponderExcluir
  2. Sabe que não sei? Nem lembrei desse cinema, acho que nem quando criança fui. Mas no teatro passou uma peça sobre o aquecimento global — uma pena, eu queria ouvir o clássico: "sou a Mônica, sou a Mônica, dentucinha e sabichona".

    Por sinal, eles tiraram o robozão da entrada, um absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Então até o Parque da Mônica ficou sustentável!

    Eu me lembro de um sem graça (e me decepcionou) que era como um filme deles, mas em 3D. Quer dizer, só me lembro mesmo de um ketchup vindo em minha direção. Mas pelo o que me contaram, anos antes de eu ver esse filme, passava um com efeitos melhores e que não era da turma. Acho que era sobre o espaço. E eu fiquei sabendo disso no mesmo dia, por uma pessoa mais velha. Talvez tenha sido a primeira vez que quis ter nascido há mais tempo.

    ResponderExcluir
  4. Quando você nasceu? Acho que o Parque de 1993, por aí.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma imensa fascinação por parques de diversão. Nascido em 74, já era "velhinho" quando o Parque da Mônica foi inaugurado. Sabia que ele estava lá, no Eldorado, mas passei mais de dez anos sem saber como ele era por dentro. Vim a conhecê-lo somente há pouco mais de um ano, quando levei meu filho lá pela primeira vez. O brilho nos olhinhos dele, que adora os personagens do Mauricio de Souza, me contagiou e eu passei a adorar o parque junto com ele. No ano passado, fizemos o aniversário dele lá no parque, com toda a decoração, personagens e foto especial com o Cebolinha. Um dia perfeito, daqueles que para sempre vou me lembrar e me emocionar. Há poucas semanas, fomos novamente passear no parque e pude brincar com ele em várias atrações que não pude conhecer quando criança. Ele me pede para voltar lá qualquer dia e sinto um nó na garganta, pois sei que tudo vai ser desmontado e fechado dentro de alguns meses. Filipe, embora de forma diferente, mas o Parque também faz parte das minhas mais belas recordações.

    ResponderExcluir
  6. O lado bom é que o parque vai ser realojado; ainda não se sabe onde, mas como o Mauricio está cada vez mais popular, não duvido nada que seja um espaço bem mais amplo e com muito mais atrações. Mas as lembranças, ah, essas ninguém apaga... Salvo o Alzheimer ou uma lobotomia, talvez.

    Anônimo(a): por que não se apresenta? Fiquei curioso. Como chegou ao blog?

    ResponderExcluir