domingo, 17 de janeiro de 2010

A cor da vergonha

Desde que me entendo por gente sou tímido. Em filmes e em seriados, as mulheres acham timidez uma graça, adoram homens tímidos, apaixonam-se no ato.

Mas isso não acontece. Se o homem não toma iniciativa, a mulher nunca vai se mexer. Sei por experiência própria. De nada adianta ser apresentável, ser educado, ter planos de uma boa relação, mirar nos olhos da pessoa e a informar de seu interesse; nada disso servirá na hora fatal, a do tiro no coração: é preciso o contato verbal, justo o que falta aos tímidos.

As pernas bambas, o coração acelerado (e o medo de morrer antes dos 30?), a boca seca, os olhos nervosos, os suores, a preocupação. Tudo isso só piora ainda mais as coisas, passa a imagem de inexperiência, covardia, qualidades negativas que as mulheres identificam de imediato. A timidez é isso. Ela não é uma graça, mas seu oposto; possuí-la é o mesmo que ser condenado a vagar solitário até conseguir deixar de ser você mesmo e tomar a iniciativa, adiantar-se; o que nunca vai acontecer. E quando acontece é uma pálida compensação do que poderia ser sem o sentimento nefasto de pensar que suas palavras fogem e que você sempre se expressa aquém do que sente.

E não só em casos sentimentais; timidez arruína entrevistas de emprego, por exemplo. Recentemente passei por algo desse tipo, concorrendo ao tal Curso Abril de Jornalismo. Passei fácil pela fase escrita, fui chamado para a entrevista e lá fui. Na hora, me atrapalho, percebo que nada tenho a dizer, se o digo é algo dispensável e, portanto, me condeno. Destruo qualquer esperança quando a ilusão mostra-se inalcançável. Esse curso em si de fato não parecia grande coisa, mas tenho certeza de que não me sairia melhor em qualquer oportunidade mais importante. E quem disse que o mérito profissional é o primeiro item a ser analisado? Claro que eles querem uma pessoa expansiva, um showman, desenvolto e com "jogo de cintura". Eu não presto pra isso.

Pelo menos venho me esforçando para corar cada vez menos. Isso sempre me incomodou muito.

13 comentários:

  1. "a mulher nunca vai se mexer"

    Não é sempre assim. Quando uma menina se interessar por você, ela tomará a iniciativa. Mas fique atento porque o 'tomar a iniciativa' significa que ela bondosamente tornará a situação mais fácil para você ou irá encorajá-lo. O que não dá para fazer é fugir do seu papel. Aliás, só assim ela saberá que você tem "planos de uma boa relação".

    Gostei do post.

    ResponderExcluir
  2. ^
    ^
    Esse comentário foi meu, esqueci de logar. rs

    ResponderExcluir
  3. "Que surpresa você por aqui!"
    - Dona Florinda

    Bem, pelo que você disse acho que então nunca nenhuma menina se interessou realmente por mim. O que de fato explica muita coisa.

    ResponderExcluir
  4. Tente entender que há mulheres que não procuram homens corajosos, experientes e fortes. Não que a intenção dela seja protegê-lo, estar por cima, mas sim receber e dar na mesma medida. Essas qualidades que você considerou serem negativas, nem sempre é: Homens que são "homens" demais às vezes intimidam (sinceramente, sempre).

    ResponderExcluir
  5. O problema,é que algumas atitudes que as mulheres julgam serem convidativas a você tomar uma inciativa,são tremendamente sutis.
    Você acaba,ou não percebendo,ou ficando com a dúvida.
    Timidez é um saco...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo(a), pode ser, mas o fato é que comigo isso não funciona. Não sei, devo ter algum grave defeito; não sou absurdamente feio, não exalo cheiros pestilentos por nenhuma parte do corpo, não sou o sujeito mais boçal do mundo, não sou cafajeste, não sou mau caráter e nem nada, mas acho que todas as mulheres por quem me interessei (vá lá, quase todas) só querem mesmo saber é desses homens "em excesso".

    Já quanto a isso das atitudes, pode ser bem verdade. Mas mesmo assim acho que quando elas percebem que o sujeito é muito tímido elas poderiam fazer valer o tal feminismo e puxar um papo com o tímido travado. Custa nada.

    ResponderExcluir
  7. Filipe, está se esquecendo de considerar a timidez em mulheres. Engraçado, posso reverter tudo o que disse para mim (mas sou mulher). Homens dizem achar timidez "uma graça" também, mas não é o que vemos por aí. Homens não gostam de mulheres introvertidas... Enfim, talvez a sua timidez seja vista de uma maneira distorcida: as mulheres podem entender como indiferença.

    ResponderExcluir
  8. Acho que não, indiferença não faz corar e gaguejar.

    E para mim tanto faz realmente a mulher ser tímida ou não, porque do momento em que EU sou tímido isso não muda muita coisa na aproximação...

    ResponderExcluir
  9. "porque do momento em que EU sou tímido isso não muda muita coisa na aproximação..."

    Se você é tímido e ela não, lógico que muda alguma coisa! Eu não acredito que alguém fique sozinho a vida toda porque é tímido. Não estou subestimando a timidez, mas achar que ela o condena a vagar solitário é exagero. A não ser que se resigne a passar o resto dos dias da sua vida trancado em casa se lamentando. Mesmo assim ainda tem o trabalho, o que nos leva ao seu último parágrafo e... Esse assunto não tem fim. :)

    ResponderExcluir
  10. Acho muito difícil encontrar garotas que não sejam "na faculdade eu estudo", "no trabalho eu trabalho", "na rua eu ando", "na biblioteca eu leio" ou seja, só em baladas elas dão atenção aos jovens apaixonados (rs). E como eu não freqüento baladas...

    ResponderExcluir
  11. Qualquer pessoa que não frequenta ambientes associados àqueles verbos bregas, como "badalar", "curtir" e "agitar", automaticamente se exclui de muitos relacionamentos. E é extremamente difícil encontrar alguém que não goste dessas coisas; não só para você. Se isso servir de consolo...

    ResponderExcluir